terça-feira, 25 de abril de 2017

Benefícios do Alho

Benefícios do Alho...

O alho é um dos ingredientes fundamentais na cozinha mediterrânea, e durante o século XIX Louis Pasteur descobriu as propriedades antibióticas do alho, mais à frente outros cientistas se uniram confirmando que efetivamente este ingrediente é um grande aliado para proteger o corpo das bactérias.


Indicações:

O alho também é um grande anti-inflamatório, excelente para pancadas e contusões. Os seus benefícios nas pessoas que sofrem de problemas de circulação já são conhecidos, pois é um grande vasodilatador e anticoagulante, sendo um dos ingredientes em algumas medicinas para tratar as varizes e o cansaço nas pernas.
Quando se trata de feridas leves, o alho é um grande antisséptico que se pode aplicar com confiança sobre a pele, um bom remédio caseiro para os que não são fãs dos antibióticos.
Reduz também os níveis de açúcar no sangue, bem como o colesterol, por isso é um bom aliado no tratamento da diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. 
Além de se usar na cozinha, o alho é um elemento natural com múltiplos benefícios que podem ser muito apropriados para diferentes doenças. No entanto, é imprescindível ter em conta os efeitos colaterais deste alimento e quando deve evitar o seu consumo. 


Contra -Indicações:
  • Em primeiro lugar, destaca-se que as contra-indicações do alho se aplicam especialmente no caso das pessoas que utilizam este alimento de forma recorrente como remédio natural para determinadas doenças, e sobretudo, àqueles que tomam alho sob a forma de cápsulas. Por outro lado, o consumo de alho como tempero alimentar ou consumido de forma esporádica não estará tão diretamente relacionado com isso. 
  • O alho é um alimento que pode ser difícil de digerir e é por isso que as pessoas com o estômago delicado ou propensas ao refluxo, a acidez e demais condições gástricas, deverão moderar ou inclusive cessar o consumo de alho para evitar irritar as mucosas. Assim, caso sofra de algum problema gastrointestinal, deverá consultar antes o seu médico a respeito da conveniência de recorrer ao alho como tempero ou remédio natural. 
  • Além disso, aqueles que tenham problemas de coagulação sanguínea ou sangramento deverão evitar comer alho ou usar em qualquer tipo de preparação. É que este alimento conta com um notável poder anticoagulante natural que será contraproducente nestes casos e inclusive perigoso para a saúde. Pelo mesmo motivo, o alho também não será apropriado para pessoas que passaram por intervenção cirúrgica ou aqueles que vão ser operados, já que poderia dificultar a cicatrização. 
  • As pessoas diabéticas e, em especial as que tomam remédios como tratamento da diabetes, deverão ter muita precaução com o alho, já que possui efeitos hipoglicemiantes, ou seja, capaz de reduzir os níveis da glicose. Assim, o alho ou os preparados à base deste produto natural podem fazer descer a glicose no sangue e causar problemas.
  • Pelo seu alto conteúdo em iodo, também deverão reduzir o consumo ou parar de consumir alho as pessoas com hipertireoidismo. É que os alimentos com este mineral estimularão a secreção de tiroxina, a hormona que a glândula tiróide produz em excesso nas pessoas com esta doença.
  • Pode interferir em determinados tratamentos farmacológicos, por isso não será apropriado em pessoas que estão tomando medicamentos: Anticoagulantes, Condições cardíacas, Anticoncepcionais, Diabetes.



Porque consumir alho em jejum?
Para que todos os benefícios do alho sejam aproveitados, o ideal é que ao ingeri-lo em jejum, ele esteja cru. Isto porque ao ser cozido ele perde parte das suas propriedades, tornando o tratamento com o alimento menos eficiente. 
Destaca-se o fato dele ser um poderoso antibiótico\ antibacteriano natural, principalmente quando consumido antes de qualquer outra refeição pela manhã, porque é nesse período do dia em que as bactérias estão mais susceptíveis, sendo mais fácil eliminá-las.
Para tomar no café na manhã o melhor é esperar pelo menos 45 minutos, esta é uma dica para o  alho mesmo cozido oferecer níveis satisfatórios de alicina, um dos seus principais componentes. O truque consiste em cortar o alho e esperar 45 minutos antes de usá-lo na preparação dos pratos, pois esse período é o suficiente para que o vegetal produza a substância. 

Quem não aprecia o gosto do alho pode fazer uso dos suplementos de cápsulas de alho.
  • Mesmo com todos os benéficos do alho cru ingerido em jejum, o indicado é que o seu consumo não seja exagerado, sendo melhor não ultrapassar as cinco gramas de alho fresco por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário