Atualmente assistimos a uma crescente e obsessiva utilização dos telemóveis, tablets e outros dispositivos móveis por adolescentes e até mesmo crianças, o que levou ao surgimento de uma perturbação clínica denominada “postura sms“.
A “postura sms” provoca um alongamento excessivo dos tecidos posteriores do pescoço permitindo que o disco intervertebral seja empurrado para trás, o que pode levar ao surgimento de hérnias discais, enquanto que o encurtamento dos tecidos anteriores do pescoço e tórax pode reduzir a capacidade pulmonar.Uma vez que não podemos dissociar corpo e mente e que todas as nossas estruturas estão relacionadas entre si, uma postura incorrecta induz cadeias lesionais articulares, dado que o nosso corpo se adapta de forma a manter o equilíbrio.
Uma Lesão do Esforço Repetitivo, ou simplesmente LER, é uma a lesão causada pelo desempenho de uma atividade repetitiva e contínua, normalmente associada ao desempenho profissional. Perder a noção do tempo, não comer ou dormir adequadamente, ter sentimentos de raiva, tensão ou depressão são algumas das características comuns da utilização excessiva da Internet. Este fenómeno associado a uma postura errada adotada por quem passa muito tempo a enviar mensagens, nas redes sociais (ou anti-sociais uma vez que os nossos jovens perderam a noção do convívio presencial), a verificar emails etc., implica uma sobrecarga na pressão exercida na coluna cervical.
Anatomicamente, a nossa coluna vertebral está dividida em quatro regiões (cervical, dorsal, lombar e sacro), com curvaturas fisiológicas alternadas que têm a função de aumentar a flexibilidade e a capacidade de absorver choques, manter a estabilidade adequada das articulações intervertebrais.
Lembre-se disto quando pensar em dar um brinquedo a uma criança de tenra idade…que não seja um telemóvel ou computador (mesmo a fingir). Ao invés disso lembre-se que a actividade física e as relações afetivas saudáveis são essenciais ao crescimento e desenvolvimento em harmonia do nosso corpo e mente.
As novas tecnologias são essenciais ao nosso estilo de vida, no entanto, devemos incentivar as nossas crianças e jovens a moderar o uso dos telemóveis, e a praticar atividades físicas benéficas para a boa postura corporal.
Não devemos relativizar se apresentarem queixas como: dor no pescoço e/ou costas, cefaleias, dificuldade em dormir, irritabilidade, dor e sensação de formigueiro nos membros superiores, ou qualquer outro sintoma que surja inexplicavelmente, protegendo-os assim de lesões futuras que podem levar ao desgaste e degeneração precoce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário