A banana é conhecida pelo seu alto teor de cálcio e potássio, por ser extremamente benéfica aos atletas, já que ajuda na prevenção de câimbras e dores musculares.
No entanto, a banana traz outros benefícios à saúde.
Além dos citados em cima, é um excelente aliado para quem precisa combater a insónia, pois possui triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono, sendo assim uma ótima dica para comer à noite.
Também é um remédio muito eficaz que ajuda a hidratar a pele, promove a cura, retarda o processo de envelhecimento (manchas de idade), ajuda a eliminar as olheiras e também protege de fatores externos. Para tal, basta aplicarmos a parte interna da casca da banana. :)
A casca da banana contém antioxidantes, o que ajuda a regenerar a pele, além disso, ajuda a tratar vários problemas como: Alergias, Vermelhidão, Hematomas, Psoríase, Verrugas, Acne, Mordidas de animais, Inflamação...
E para alguns uma novidade... De acordo com uma recente pesquisa, elaborada por cientistas japoneses, a banana madura (aquela que apresenta manchinhas escuras na casca - nº 7 na imagem abaixo), produz uma substância chamada TNF (Fator de Necrose Tumoral), que tem a capacidade de combater, no interior do corpo humano, células que apresentam anomalias. O TNF é uma proteína chamada citocina, sintetizada no interior das células que, ao serem liberadas, interagem com seus receptores. A produção destas citocinas é diretamente induzida pela presença de diversos estímulos, como, por exemplo, a presença de bactérias e o contato com corpos estranhos ou mutações celulares. São exatamente as mutações celulares que definem o cancro, doença caracterizada por um conjunto de células que crescem e se repartem, sem respeitar os limites normais (invadindo e destruindo os tecidos próximos), podendo alcançar lugares distantes no corpo, através de um processo chamado metástase.
De fato, o conteúdo nutricional das frutas se modifica, à medida que elas amadurecem. No caso da banana madura, aumentam-se os níveis de antioxidantes, que protegem o corpo contra o cancro e doenças cardíacas. Em contrapartida, a banana madura perde algumas propriedades importantes, como as vitaminas e os sais minerais. Partindo desta hipótese, os cientistas recomendam o consumo de, no mínimo, uma banana madura por dia isto porque, além de serem importantes para o trato intestinal, ajudando na digestão, elas aumentam a imunidade, principalmente nos pacientes com cancro.
Quanto mais manchas negras tiver, maior será a sua capacidade de auxiliar o sistema imunológico e por conseguinte mais qualidades anti-cancerisnas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário