Hortelã - Pimenta
A hortelã é uma planta de origem asiática, que hoje se tornou a planta mais usada em todo o mundo, principalmente devido a seu aroma, presente nas folhas. É composta de vitamina A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e potássio.
Como toda planta medicinal, existe a forma correta de se utilizar a hortelã, que por sua vez, é geralmente aproveitada na forma de chá, mas também podendo ser utilizada como inalação ou tempero para comidas. Se bem que, apesar da variedade de receitas que contém a hortelã, segundo especialistas, a melhor forma de consumi-la é na sua forma fresca e natural, pois conserva todas as suas vitaminas e sais minerais.
O seu cultivo é muito fácil, podendo ser plantada em vasos, hortas, canteiros, sem muitos cuidados. Eu mesma tenho o meu vaso repleto de hortelã :) É ótima para se ter em casa para um chá de última hora ou mesmo para aromatizar o ambiente.
A hortelã se plantada junto a alfaces e outras ervas aromáticas faz intensificar o sabor e perfume destas, além do seu poder repelente de insetos.
Além dos usos medicinais, a hortelã também é utilizada na fórmula de cosméticos, sendo utilizada principalmente para ajudar no rejuvenescimento da pele. Para quem tem pele oleosa, a aplicação do chá de hortelã forte sob a pele ajuda na diminuição da oleosidade e para que o tratamento gere bons resultados, é aconselhável que após a limpeza do rosto, aplique o chá com a ajuda de um pedaço de algodão, passando-o com movimentos circulares em toda a extensão do rosto de dentro para fora, faça isso pelo menos duas vezes por semana.
Entre os benefícios do chá de hortelã, podemos citar:
- Melhora o hálito;
- Alivia cólicas menstruais;
- Auxilio no emagrecimento;
- Fonte de vitaminas do complexo B;
- Auxilio no tratamento de tosse e gripe;
- Combate dores de garganta e secreção nas vias respiratórias (analgésico e expectorante);
- Possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias (antibacteriana);
- É uma planta indicada para más digestões (É um excelente digestivo se tomado após as refeições, sendo muito benéfico para quem sofre de dores no estômago), enfartamentos, problemas gastrointestinais;
- Funciona como um estimulante da secreção biliar e da circulação sanguínea;
- Apresenta um efeito benéfico em casos de síndrome do cólon irritável e doença de Crohn.
- O óleo da hortelã costuma ser eficaz no tratamento de constipações, inflamações da laringe e bronquite. Externamente funciona como um analgésico ligeiro fazendo diminuir a sensação de dor. Pode também ser aplicado sobre picadas de insetos pois faz diminuir a comichão. É aconselhável, de igual forma, para aliviar a dor de cabeça, de dentes e gengivas.
- Para aliviar dores musculares, utilize o óleo essencial, dissolvendo cinco gotas em outro óleo qualquer de base neutro e aplique sobre a área afetada pelo menos quatro vezes ao dia (efeito sedativo, sendo sem dúvida, a planta mais usada no mundo, seja como remédio, seja como aromatizante).
- A planta é vendida seca, sob a forma de chá, óleo essencial e também em cápsulas.
· 1 colher (sopa) de folhas de hortelã miúdas,
· 1 xícara de água,
·Açúcar ou adoçante
(Caso deseje)
Lave bem a hortelã. Coloque-a na xícara e deite água a ferver. Tape e deixe em infusão de 5 a 10 minutos. Coe o chá e adoce. O recomendado é tomar uma xícara após o almoço e o jantar, ainda morno.
Outra dica...
Sumo de abacaxi com hortelã:
Bata bem no liquidificador duas fatias grossas de abacaxi e duas colheres de sopa de hortelã picadas, acrescente duas pedras de gelo e bata novamente. Vai ficar espumante e refrescante, ótimo para este próximo verão!